Atividade Física para pacientes com alterações pulmonares

A falta de ar decorrente de alguma doença pulmonar como enfisema ou bronquite crônica tem limitado as suas atividades diárias? Se você respondeu “sim”, saiba que praticar exercícios diariamente pode lhe trazer muitos benefícios. Não estamos falando que você deve se tornar um atleta, mas é muito importante que você se mantenha ativo!

Qual é o tipo de exercícios ideal?
Caminhar é o exercício favorito de quem possui doença pulmonar, porque não necessita de nenhum equipamento especial. Uma vez que você sentir-se mais forte. Poderá ser capaz de voltar a dançar, jogar golfe, nadar e realizar outras atividades divertidas.

Qual a importância da caminhada?
Fazer caminhada ou outro exercício utiliza muitos músculos. Enquanto os músculos vão sendo trabalhados, eles vão lentamente se tornando mais capazes de trabalhar com menos oxigênio. Isto significa que você vai precisar puxar cada vez menos ar (inspirar)
Para realizar a mesma quantidade de esforço. Você se tornará mais forte, conseguindo realizar cada vez mais exercício antes de se cansar. Além disso, o exercício ajuda a manter a flexibilidade de seus ossos e articulações (juntas) e aumentar o seu ânimo e bem estar.

Qual a duração ideal do exercício?
Uma maneira fácil de saber se o esforço não está sendo excessivo é contar o seu pulso. Durante o exercício os batimentos devem se elevar em cerca de 20 com relação aos batimentos em repouso (antes do exercício). Por exemplo: Se você contou seu pulso antes do exercício durante um minuto e o resultado foi 80, durante o exercício esta contagem deve ser de mais ou menos 100 batimentos. Se houver um aumento no pulso maior do que 20 batimentos, você pode estar se esforçando demais, e se o pulso subir muito menos do que 20 provavelmente você conseguirá se esforçar um pouco mais.

Qual a melhor hora para se exercitar?
As melhores horas do dia são pela manhã e no final da tarde ou início da noite, mas o segredo do sucesso é assumir o compromisso de exercitar-se todos os dias.

Orientações para um programa de caminhada simples.

  • Antes de iniciar a caminhada, limpe seus pulmões de catarro através da tosse;Aqueça os seus músculos com exercícios de alongamento, como o exemplo abaixo:
  • Rotação do tronco: sente-se numa cadeira de encosto como os ombros relaxados e inspire. Enquanto você solta o ar vagarosamente, gire o seu tronco para a esquerda, levando seus braços em direção ao ombro esquerdo, como se quisesse alcançar alguém atrás de você, segurando esta posição por alguns instantes. Descanse e repita o movimento, agora para o lado direito. Erga os braços enquanto puxa o ar, e abaixe os braços vagarosamente enquanto solta o ar.
  • Comece com uma caminhada cura diária, durante um tempo no qual não apresente fôlego curto. Caminhar ao ar livre é o melhor se o tempo estiver bom, mas você pode caminhar em casa ou no shopping.
  • Caminhe com os braços e ombros relaxados.
  • Respire profundamente por poucos minutos antes da caminhada, e continue respirando profundamente durante o exercício. Quando inspirar (puxar o ar) conte: 1-2, e quando soltar o ar (espirar) conte 1-2-3-4. Lembre-se de não segurar a respiração.
  • Seus passos devem coincidir com a sua respiração. Por exemplo: dois passos enquanto você puxa o ar, e quatro passos enquanto você solta o ar.
  • Caminhe a uma velocidade confortável; se você apresentar fôlego curto durante o exercício, pare e relaxe por alguns minutos, e então continue o exercício. Lembre-se que isto não é ruim, apenas significa que os seus pulmões estão se esforçando. Mesmo atletas condicionados apresentam fôlego curto durante seus exercícios.
  • Tente aumentar a distância da sua caminhada um pouquinho a cada dia, mesmo que sejam alguns passos a mais, mas não se esforce demais. Se o seu fôlego ficar curto, pare e descanse.
  • Termine seu exercício com um período de resfriamento, que conste de uma atividade menos intensa.

encontre-nos no mapa:

FALE CONOSCO

Um de nossos atendentes terá o prazer em atende-lo

623521-3333

clare@clare.com.br

Av. B, Nº 483 - Setor Oeste
CEP: 74110-030 - Goiânia/GO